Gênesis 26:21-28, iluminado for um feixe de luz divina, o propósito foi consolidado. Nesse contexto, Isaque mudou-se com sua família e seus rebanhos para os termos de Gerar, no domínio dos filisteus, face uma grande fome haver se instalado sobre Canaã. Era inegável que a bênção do Senhor era sobre a vida de Isaque, chegando sua lavoura produzir a "cem por um" logo no primeiro ano e seus rebanhos se multiplicarem sobrenaturalmente. Tudo isso despertou a inveja dos filisteus e eles logo cuidaram em fechar os poços que os servos de Abraão, pai de Isaque, cavaram na sua época. Na seqüência, encontramos os filisteus pedindo a Isaque que fosse embora de seus domínios, pois estavam incomodados com as conquistas e a prosperidade que Deus estava dando ao Seu povo. Mas era chegado o momento de cavar novos poços, visto que sem água não conseguiriam sobreviver. Os servos de Isaque cavaram o primeiro poço e, por causa da contenda entre os pastores, o servo de Deus resolveu chamá-lo de Eseque. Em seguida, os servos cavaram outro poço e, mais uma vez, houve discussão; razão porque chamaram o poço de Sitna. Quem de nós nunca provou as águas amargas dos poços Eseque e Sitna? Tem momentos da caminhada que as lutas e adversidades teimam em nos fazer desistir, imprimindo em nossa vida as marcas do desalento e da decepção. Cavar outro poço nessas horas parece ser uma vã tentativa, algo que merece ficar fora de cogitação. Mas Isaque fez diferente, apesar das tentativas frustradas e da incessante perseguição dos filisteus. Ele se mudou dali e cavou outro poço, mas não houve discussão por causa dele. O nome que o último poço recebeu nos convida a uma pausada reflexão, em virtude da significação especial que denota. Reobote, este era o nome do terceiro poço. O nome Reobote significa "alargamento" ou "amplitude". Tem muito a ver com a fase de prosperidade que Deus reserva para aqueles que são perseverantes, que não se rendem diante das perseguições e das cenas chocantes que querem "encher" nossos olhos. Reobote é o lugar onde Deus reafirma Sua aliança para o crente (v. 23), que o crente edifica um altar e invoca o nome do Senhor. Por que não falar ainda da retratação dos inimigos, onde Deus nos honra diante de todos eles (vs. 27,28).

Passados os tempos de crise e perseguição, ou até mesmo durante eles, devemos sempre ter um "lugar espaçoso" para fazer a nossa alma descansar. Vamos decidir agora se ficamos convivendo com as agruras de Eseque e Sitna ou se cavamos um Reobote. Prefiramos a última opção. Pensemos nisso!

sábado, 3 de outubro de 2009

:PREPARANDO PARA A COLHEITA:


"E plantou Deus um jardim...e pôs nele o homem que havia formado." -Gn 2.8
Antes de Deus colocar Adão no jardim, Ele o "formou". Há um processo de preparação pelo qual Deus nos faz passar para fazer de nós o que percisamos ser. Mas preparação requer tempo. Deus precisa lidar com a nossa falta de perseverança, com nossos defeitos, com nossas desconfianças, com as questõe mal resolvidas da nossa infância, nosas cicatrizes, imperfeioções, etc. Quanto tempo leva? Só Deus sabe.

Admita; você ainda toma algumas atitudes infantis. Qualquer outra pessoa teria desistido de você, ma sDeus tem um plano e está comprometido com ele. Todos nó sdeveríamos usar uam placa dizendo: !Estou em obras. Se você quiser me contratar, precisa saber disso. se quiser casar comigo, precisa saber disso."
A Bíblia diz que Deus "formou o homem de pó da terra" (Gn 2.7). Com o que Desu está trabalhando? Com sujeira! E as ferramentas que Ele usa para formar você são as experiências que você vivencia.

Elas o moldam e transformam. E quanto mais você insiste em querer fazer as coisas do seu jeito, mais tempo dura o processo. Pode levar cinco anos para aprender a deixar de viver em função de agradar aos outros, ou dez anso para deixar de sentir pena de si mesmo, ou vinte anos para deixar sua infância para trás. Durante todo esse tempo Deus está lhe dizendo: "Para com isso", e você está dizendo, "Eu é que sei. Preciso melhorar."Então, finalmente, surge uma crise e você é confrontado pela verdade. Nessa hora você diz: "Sabe de umA coisa? Vou esquecer o que ficou para trás e vou começar a buscar o que o futuro reserva" (Ver Fl 3.13)

FONTE: A Palavra para Hoje - Esccrito por: Bob e Debby Gass

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:CREIA NISSO:

:CREIA NISSO:

:DEIXANDO DEUS SER DEUS:

CONTADOR DE ACESSOS